Embora o cajueiro possa se desenvolver e produzir em regiões com precipitação anual acima de 600 mm e com estação seca de 4 a 5 meses, a irrigação permite maximizar a produtividade, aumentar o período de colheita e melhorar a qualidade do pedúnculo e da castanha. Estudos realizados no Brasil e em outros países têm mostrado que a irrigação pode aumentar a produtividade do cajueiro em até 300%, dependendo da região. Dados esses da Agência da Informação Embrapa.
Existem vários tipos de irrigação e a quantidade de água necessária varia de acordo com o porte do cajueiro, o clima e com o próprio tipo de irrigação usada, como o caso da irrigação por gotejamento que podem reduzir os gastos com água em até 15%, a água como pode ser observado tem um papel importantíssimo nesse tipo de cultivo( e outros), outra aplicabilidade da água é auxiliar na aplicação de fertilizantes (fertirrigação), o que aumenta a eficiência dos fertilizantes e a redução de custos com mão-de-obra e maquinaria pra sua aplicação. Por que isso acontece? É que nesse tipo de aplicação os nutrientes podem ser aplicados com maior freqüência, sem aumentar o custo de aplicação, minimizando perdas por volatilização e lixiviação e otimizando a absorção pelas raízes. Abaixo uma ilustração de irrigação por gotejamento.
Depois disso você acha que vale a pena ou não dar a devida importância a água e começar a utilizar métodos mais ecologicamente corretos para preservá-la para seu próprio benefício?!?! Pense bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário