quinta-feira, 24 de março de 2011

Irrigação de Pastagens

Até alguns anos atrás, nem se pensava em irrigar capim mas, com a valorização da carne de boi para exportação, essa atividade virou um bom negócio. A baixa tecnologia utilizada pelos pequenos criadores, faz com que um hectare de pasto (10.000 m2) só sustente uma cabeça de gado, contra três nos Estados Unidos. A irrigação (aliada a outros fatores de produção) está mudando esse quadro. E ela veio com uma novidade técnica, nunca antes utilizada na agricultura brasileira: a rede em malha, ou anel.

A REDE EM ANEL

Rede em anel, como diz o nome, é o conjunto de tubulações que forma uma figura fechada, sendo alimentada por mais de um ponto. Isso equilibra as pressões e diminui o diâmetro dos tubos. .
.
Outras novidades do novo método, segundo a Embrapa, são as seguintes:
a) os diâmetros das tubulações (25 e 50 mm) são pré-fixados;
b) as tubulações são fixas, e enterradas a 30-50 cm;
c) em cada malha, só funciona um aspersor por vez;
d) a pressão de serviço do aspersor é baixa (H=10 a 20m; R=6 a 12m); e
e) a potência da moto-bomba também é baixa (2 a 5 CV/ha).
.
VANTAGENS AMBIENTAIS

Sabemos que a atividade pecuária (principalmente a de animais de grande porte, criados de forma extensiva) é de grande impacto ambiental. Seja pelo desmatamento que provoca, compactação do solo, excesso de nutrientes (fezes e urina) que provocam a eutrofização de mananciais, metano expelido pelo rúmen, consumo de água na industrialização da carne, etc. Como a irrigação aumenta o alimento do gado, tanto em quantidade como em qualidade, cada hectare passa a ser bem melhor aproveitado, liberando as áreas de pasto degradadas para as atividades agrícolas ou florestais.
Informações da Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário