Para o Ministério da Agricultura o maior desafio em relação ao agronegócio no Brasil é incorporar inovações científicas e tecnológicas que garantam a competitividade desse setor a médio e longo prazo. O Ministério da Agricultura acredita que a produtividade poderá aumentar nos próximos anos com a preservação do meio ambiente, através de um desenvolvimento sustentável, ele acredita que daqui alguns anos, adotando as medidas corretas, seja possível ter uma aumento na produtividade de cerca de 26%.
Em algumas regiões do país, como Curitiba e Região Metropolitana, já está sendo adotado métodos visando o aumento da produtividade com a preservação do meio ambiente, um desse métodos é o Programa de Irrigação Noturna(PIN) que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR). De acordo com José Tarciso Fialho, o coordenador do PIN, as plantas ficam mais fortes e evita-se o uso excessivo de agrotóxicos, o que impede que essas substâncias tóxicas contaminem o lençol freático ou sejam arrastadas pela chuva e contaminem rios, evitando isso impede-se que haja a contaminação da água, o que inviabilizaria a mesma para o consumo e uso em outras atividades, incluindo o agronegócio, outro ponto desse processo é a economia no uso da água.
Este método está dando resultados satisfatórios aos produtores que o usam, em alguma plantações, como a de cebola, foi observado um aumento na produtividade de 70% e tudo isso ainda preservando o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário